quarta-feira, 28 de julho de 2010

Moqueca Capixaba

Olá pessoal, tudo bem???
Depois de alguns dias sem postar (para não dizer semanas...), voltei com força total!!!
Desculpas para minha ausência (passando muito mal, sem internet, viajando, não parando em casa e muito muito longe da cozinha...)
Mas desculpas à parte...na sexta passada eu e o maridão fomos para Vitória (ES) para o níver de um grande amigo o Tarcísio, aliás fazendo 60 anos, teve uma pré-festa na sexta muito legal na casa dele e depois o níver no sábado que teve muita mpb ao vivo, comida boa e muita gente legal.
Foi um final de semana muito gostoso de encontro com amigos (pessoas muito queridas, muita música boa, visitamos pontos turísticos, comemos muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita comida boa e aproveitamos muito!!!
Nesse post vou colocar a Moqueca Capixaba que comemos em um restaurante em Vila Velha, estava excelente acompanhada de pirão, banana e arroz branco...
Então segue receita:

Ingredientes:
  • 2 kg de peixe fresco (esse é badejo) mas você pode usar robalo, pargo ou outro de sua preferência
  • 4 a 5 maços de coentro
  • 4 maços de cebolinha verde
  • 2 cebolas brancas
  • Tomate a gosto
  • 2 limões
  • Azeite, colorau, pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe numa vasilha com o sal e o suco de 1 limão. Conserve assim, por pelo menos 1 hora. Separe a cabeça para o pirão. Utilizando uma panela de barro grande, coloque: 2 colheres de óleo, uma de azeite doce (se preferir pode colocar mais de uma), cebola verde, cebola branca, coentro (tudo bem picadinho), tomates, (que podem ser picados em rodelas) e colorau. Em seguida, arrume as postas do peixe e repita a camada de temperos picados. Não adicione água ou sal. 
Cozinhe em fogo brando e quando abrir fervura, coloque poucas gostas de limão. Não espere ferver, caso contrário o peixe endurece. Tampe. Espere uns 10 minutos e experimente o sal.
Para o pirão o processo é o mesmo. Depois de cozida a cabeça, acrescente água fervendo e deixe que a carne cozinhe até quase desmanchar. Retire os ossos, experimente o sal, acrescente a farinha, mexendo sempre para não embolar.
Bon Appétit!!!





8 comentários:

  1. Nossa Rê, que espetáculo de receita! Eu amo moquecas, de todos os tipos, mas nunca fiz esta moqueca capixaba. Vou fazer agora com a sua receita em mãos. Obrigada!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Que delicia Rê, esse aniversário deve ter sido muito bom hein! Fiquei até imaginando aqui! E essa moqueca com pirão, banana e arroz, nem passou bem nesse restaurante hein. kkkkk... Maravilhoso! Bjos

    ResponderExcluir
  3. que maravilha de receita!!eu vou de vez enquando ao E.Santo!!e..amo aquelas moquecas de lá!!tudo de bom mesmo..muito bom seu passeio..bjus..

    ResponderExcluir
  4. Renata,
    Que delícia, eu amo moqueca capixaba, fiquei com água na boca!!!Obrigada pela receita.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Adoro moqueca!!!!! :)
    Humm, me deu água na boca de ver essas fotos!
    Beijocas
    Thais

    ResponderExcluir
  6. Rê que maravilha!
    Amo moqueca e essa está pra lá de especial hein?
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. uma das melhores que vi. delícia das boas. bom final de semana

    ResponderExcluir
  8. Renata,
    Passa lá no meu cantinho, tem um selinho para vc!!!!
    Beijos,

    ResponderExcluir