quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Doce de Figo em Caldas

Olá pessoal, tudo bem?
Depois de alguns dia de sumiço total, estou de volta...
Esses dias fiquei muito voltada para meu bebê que ontem descobri o sexo e vai ser menina, aliás minha família é uma fábrica de meninas só nascem meninas...rs 
Fiquei muito feliz, e  já estou com todos os planejamentos para seu quartinho e tudo mais, é uma sensação maravilhosa!!!
Mas voltando para cozinha, hoje vou postar essa receita muito gostosa que é de doce de figo em caldas que minha mãe fez (minha vovó Fifi sempre fazia esse doce e era divino), mas mamãe fez um pote enorme e jura que ele vai durar até o natal...rs do jeito que ficou gostoso acho que não dura nem até o dia das crianças...rs
Informações sobre o Figo:
Figo é o fruto da figueira, originário da região do meditarrâneo, pertencente à família Moraceae. Seu formato é semelhante ao da pêra e mede entre 3 e 7 cm. Pode ser encontrado de vários tipos com tamanho, forma e cor diferentes, por exemplo, pretos, roxos, vermelhos, verdes ou amarelos. 

É plantado em vários países, já que se adapta em diferentes climas. Chegou ao Brasil no século XVI na bagagem dos primeiros colonizadores portugueses. Valinhos, localizado no interior de São Paulo é considerado destaque na produção de figo. 

O figo é altamente energético, por ser rico em açúcar. Contém vitamina C, sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Combate inflamações do sistema respiratório. Possui ação laxativa suave, por conter fibras solúveis. Ajuda na prevenção do câncer, devido à presença da substância benzaldeído. 

O figo verde é usado na produção de doces e compotas, o maduro é consumido in natura e utilizado na preparação de doces em pasta. 
Fonte: http://www.brasilescola.com/frutas/figo.htm


Receita:
Ingredientes:

  • 1 kg de figo 
  • 1 kg de açúcar 
  • Cravo (`a gosto)

Modo de Fazer:
Corte a pontinha do fundo(a bundinha) do figo em quatro partes até a metade dele. Lave os figos em água corrente, depois coloque para ferver durante 30 minutos (repita essa operação 3 vezes). Em seguida, deixe escorrer bem.
Faça uma calda com 1 1/2 litro de água e 1 kg de açúcar e ferva por 5 minutos. Depois acrescente os figos e coloque um punhado de cravo e deixe ferver em fogo médio por aproximadamente 50 a 70 minutos ou na panela de pressão por 30 minutos até a calda engrossar e os figos ficarem macios a seu gosto.
Depois é só se deliciar!!!
Você pode servir com um delicioso queijo Minas.
Bon Appétit!!!





8 comentários:

  1. Que superrrr, então será uma menininha é? Ah que fofa! Deus abençoe!
    E o danado do figo eu não consigo comer menina, mas acho lindo ele todo brilhando assim da calda!
    =)
    Beijinhos, fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Adoro figo! Com queijo minas então é tudo de bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Uma delicia! O doce predileto do meu sogro! Beijos e parabéns pela menininha que está vindo!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoroooo figo, humm com uma carne de porco bem fritinha,e arroz branco é o que há!!!
    Amei sua receita!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi renata....Parabens pela nenem, que venha com muita saúde e lhe traga muitas alegrias...

    Mas falando de figo...rsrs tenho pés de figo em casa e estão carregados o ano todo, nunca ficou sem frutos. Então o que quero saber é como você faz pra tirar a pele deles??? Essa é minha dúvida, porque tentei fazer o doce e não deu certo...snif...Depois vou tentar do seu jeito...

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. saúde e felicidade. esse é sem dúvida meu doce predileto

    ResponderExcluir
  7. olá boa noite!queria saber pq quando eu fui fazer o doce de figo quando ferventei ele ficou meio amarelado!fiz no tacho de cobre.por favor me de uma dica tem como colocar alguma coisa pra ele ficar verde de novo!tal como anilina ou bicarbonato resolve o poblema.desde ja agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  8. AMEI SEU BLOG
    JA ESTOU SEGUINDO
    BOAS RECEITAS
    BJOS

    ResponderExcluir