sábado, 18 de dezembro de 2010

Mousse de Queijo com Damasco (Receitas de Natal)

Essa é a 1ª receitinha do Curso de Culinária de Natal que fiz semana passada, vou começar na ordem,começando pelas entradas. A primeira receita é a mousse de damasco que ficou divina,além de muito saborosa ficou com uma aparência muito bonita.


Ingredientes:
150g de queijo cream cheese, 150g de queijo muzzarela ralado grosso, 150g de requeijão, 50g de queijo parmesão ralado fino, 1 lata de creme de leite com o soro (200g), 150g de maionese de boa qualidade, 1 colher (sopa) de suco de limão coado na hora, 1 envelope de gelatina branca sem sabor (12g) dissolvido em 1/2 xícara (chá) de água filtrada fria, 2 colheres (sopa) de cebolinha bem picada, 70g de presunto fatiado e bem picado, sal, pimenta branca e noz moscada ralada a gosto.


Modo de Fazer:
Bater no liquidificador os sete primeiros ingredientes até obter um creme homogêneo. Junte a gelatina hidratada na água fria e dissolvida em banho maria ou no forno microondas(+ou-15 seg) e bata bem.
Por último agregue os demais ingredientes, retifique os temperos e envolva delicadamente até ficar homogêneo. Distribua a mousse em um fôrma de 23 cm de diâmetro, com um furo central (ou uma fôrma de sua preferência) e levemente untada com azeite, cubra com papel alumínio e leve à geladeira até o dia seguinte. No dia seguinte desenforme em um prato e rodeie com a compota de damascos.


Compota de Damascos
100g  de damascos demolhados e bem picados
100 ml de suco de laranja espremido e coado na hora
1 colher (sopa) de suco de limão
50g de açúcar cristal
Sal (1 colher de chá) e pimenta branca a gosto


Modo de Fazer:
Em uma panela cozinhe os damascos já picadinhos com os demais ingredientes, escorra o excesso de calda e quando frio, distribua ao redor da mousse.
Sugestão: Sirva com torradinhas
Mais ou menos 20 pessoas


Bon Appétit!!!
Feliz Natal!!!

5 comentários:

  1. Que delícia de blog cheio de novidades.
    Essa receita é maravilhosa!

    andreaquitutes.blogspot.com/

    bjs,Andréa...

    ResponderExcluir
  2. Amei a receita Re! Adoro essas mousses salgadas e a combinação de queijo com damasco. Beijão pra ti e pro baby! Ju

    ResponderExcluir
  3. Re, que luxo isso menina!
    Adorei, receita anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Fantástico, muito bom. Tem que tentar fazer com o Queijo Kunzler, que é perfeito para essas receitas. Olhe o que achei no site deles:
    http://kunzler.com.br/index.php/receitas/doces/182-torta-de-queijo-parmesao.html

    ResponderExcluir
  5. Que receita legal. Amei. Alias aquela sua farofa com cream cracker e casaquinha de laranja, gente que diferente, deve ser muito boa. Parabens pelas receitas feitas, são de 1.a

    Priscila Beneducci

    ResponderExcluir